Os cursos técnicos são a principal escolha de quem deseja se qualificar com maior rapidez e ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo. Entretanto, para saber qual curso escolher, é preciso levar alguns fatores em conta, como o interesse e também a situação em que ele se encontra na indústria.
Segundo pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos, conforme revelou o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, produzido pela instituição.
De acordo com o levantamento, somente a ocupação de Técnico em Mecânica veicular, por exemplo, representará 19,9% de aumento nas vagas disponíveis. Outras ocupações técnicas, como planejamento e controles logísticos, montador de sistemas e estruturas de aeronaves e Técnico em Eletromecânica correspondem a 17,3%, 15,5% e 14% do crescimento, respectivamente.
Todos estes dados revelam as mudanças tecnológicas nos processos de automação e na indústria no geral. Nos últimos anos, principalmente estas profissões passaram por transformações e hoje precisam de profissionais cada vez mais integrados com a tecnologia.
A VITEC CURSOS TÉCNICOS oferece o curso Técnico em Mecânica, com ênfase na parte Industrial, mas o esse técnico é habilitado para os diversos ramos da Mecânica como: Veicular, Refrigeração, Soldagem, etc.
A VITEC também tem o curso Técnico em Eletrotécnica, onde o aluno sai preparado para fazer desde cálculos de sistemas elétricos, como fazer e ler diagramas elétricos, como executar atividades operacionais de instalação e manutenção em sistemas elétricos, sejam em residenciais, prédios, industrias ou máquinas.
Há tempos o mercado discute meios de tentar suprir – ou ao menos reduzir – a escassez de profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Dados divulgados recentemente pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais) indicam que os empregos no setor de TIC, que engloba TI e Comunicação, cresceram 14,4% em 2021. Ainda de acordo com a Brasscom, o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil até 2025, levando em conta que o setor gere, em média, 159 mil novas vagas por ano.
A questão é que o ritmo de formação de habilidades não acompanha a velocidade com que cresce a demanda por elas. E como este é um problema que se estende há décadas no setor, o que vemos hoje são desdobramentos que impactam muito mais do que apenas a área de TI: interferem negativamente nos negócios das empresas.
A VITEC tem o curso Técnico em Informática, com ênfase na parte desenvolvimento de sistemas Web e Apps, que são as plataformas mais usadas atualmente pelos usuários. Através de professores experientes em TI, a maioria com pós-graduação e/ou certificados pelos grandes fabricantes da área, o aluno terá condições de ser um grande profissional na área.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em parceria com o Sebrae, e fornecida com exclusividade à CNN, mostra que 44% dos estabelecimentos do setor ainda não conseguiram repor a equipe aos padrões do período pré-pandemia.
A principal razão, segundo o levantamento, é a falta de profissionais capacitados no setor. A pesquisa foi feita entre 3/5 e 10/5, e ouviu mais de 60 estabelecimentos em todos os estados brasileiros.
Segundo o Instituto, o crescimento foi puxado pelo aumento nos serviços de embelezamento, como manicure, cabelereiros e esteticista.
Para o presidente da ABSB, os dados refletem uma maior participação dos profissionais autônomos do setor, e não nos estabelecimentos físicos.
“Por conta do fechamento dos salões durante a pandemia, os profissionais começaram a atender em domicílio, para gerar uma fonte de renda. O problema é que agora os salões estão com dificuldade de reposição desses funcionários”, afirma.
A VITEC possui o curso Técnico em Estética, que está alinhado as necessidades do mercado. Com certeza o profissional formado na VITEC terá um grande diferencial no mercado de trabalho, apto a trabalhar desde procedimentos simples até os mais complexos.